Recursos provenientes da arrecadação com a CIP serão investidos em obras consideradas prioritárias
Nos próximos meses, a Prefeitura fará um investimento de R$ 2,5 milhões em obras de iluminação pública. O recurso, proveniente da Contribuição de Iluminação Púbica (CIP), vai acelerar obras que já estão com projetos em andamento.
Do total disponível, pelo menos R$ 1 milhão já tem destino certo: a iluminação do viaduto da avenida Sete de Setembro sobre a BR-116; na estrada Presidente Lucena (bairro Boa Saúde); no viaduto da RS 239 (na divida com Estância Velha) e na avenida Integração, a partir do bairro Rondônia até Lomba Grande.
“No viaduto da Sete de Setembro as obras só não começaram porque estamos aguardando liberação da AES Sul, mas já está tudo pronto para essa obra que representa mais segurança para os motoristas”, explica o engenheiro eletricista, Ernesto Jardim Leão, da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsu), responsável pela execução dos trabalhos.
A escuridão nos anéis do viaduto é um dos problemas mais críticos de iluminação já enfrentados pela cidade, o que justifica a priorização desse projeto. Os recursos disponibilizados também permitem o desenvolvimento de novos projetos, beneficiando a comunidade com iluminação em pontos específicos como o trecho da BR 116, até a divisa com Estância Velha.
O titular da Semsu, Luis Carlos Schenlrte, anunciou ações imediatas como a troca de 59 lâmpadas e luminárias na rua Buenos Aires e a substituição de postes na rua Coronel Travassos. “Na rua Coronel Travassos já removemos dois postes, resolvendo um problema de localização dos mesmos, praticamente no meio da rua, o que causava muitos acidentes”, comentou o Secretário. Já a troca das lâmpadas está programa para os próximos dias.
O engenheiro Ernesto Jardim Leão reforçou que os recursos da CIP serão aplicados também em manutenção da rede, bem como em outras obras entre elas iluminação de trechos das ruas Goiânia, Londres, Emílio Riegel, Avenida Alcântara, Irmão Nilo, Castelo Branco, Guapé, Quezom e Kipling, abrangendo os bairros Boa Vista, Canudos, Rincão e Santo Afonso.
“Nessas ruas a Prefeitura faz a rede de energia elétrica e doa para a AES Sul e nessas redes é colocada a iluminação pública, que representa cerca de 30 por cento do valor da obra”, disse o engenheiro.
Segundo ele, em função do volume de pedidos de melhorias de iluminação, a Prefeitura vai usar parte dos recursos para abrir licitação e contratar uma empresa para fazer o serviço, atendendo inicialmente a Vila Palmeira, os bairros Rincão/Petrópolis e São Jorge.