Projeto na vila Iguaçu mostra como a escola pode liderar uma ação de melhoria na qualidade de vida de uma comunidade
A Escola Municipal Vereador Arnaldo Reinhardt, do bairro Canudos, vem dando um exemplo de integração social. Desde o ano passado, uma proposta de educação ambiental ultrapassa os limites da escola e envolv a comunidade em busca de uma melhor qualidade de vida.
O projeto “100% Iguaçu – Comunidade comprometida com o seu mundo” iniciou com alunos da 4ª série B, sob a supervisão da professora Flaviane Scheffel. Os estudantes realizaram um diagnóstico dos problemas ambientais junto ao arroio Pampa, que passa junto à escola, e verificaram a falta de conscientização da comunidade.
Nesta nova fase, a escola busca um processo permanente de conscientização ambiental, através de entrevistas junto a moradores da vila, acompanhando as melhorias implantadas, principalmente na separação do lixo doméstico em seco e orgânico e na organização de hortas.
Conforme Flaviane, o diagnóstico é de que falta informação à comunidade. “Por isso, a escola, como principal instituição do local, se vê obrigada a liderar a ação”, diz.
A idéia é investir na publicidade da campanha não só na vila como em todo o bairro, buscando patrocínio para a confecção de faixas, cartazes e camisetas. O projeto também contempla a distribuição de mudas de árvores e a instalação de mais bancos na praça pública “Sonho das Crianças”.
A professora Flaviane adianta que há a intenção de levar os alunos envolvidos na proposta para conhecer a nascente do Rio dos Sinos, na localidade de Fraga, município de Caraá. Os estudantes também devem visitar o Parque Municipal Henrique Luiz Roessler (Parcão) e o Centro de Educação Ambiental, situado em Lomba Grande.