Limite era de até 67 anos. Em 2012, idade mínima para doação foi reduzida de 18 para 16 anos. Expansão de idades contribuirá para o surgimento de mais de 8,5 milhões de doadores.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
Foi ampliada a idade máxima para pessoas poderem doar sangue no Brasil. Com limite até então estabelecido para 67 anos, a idade máxima para efetuar a doação passou para 69 anos, informa o Ministério da Saúde nesta terça-feira, dia 12.
O Brasil coleta atualmente cerca de 3,6 milhões de bolsas de sangue por ano. Mesmo que o índice corresponda a apenas 1,8%, o montante permanece nos parâmetros da Organização Mundial da Saúde – OMS, embora o Ministério almeje chegar até 3%.
No ano passado foi reduzida a idade mínima para doação de 18 para 16 anos, contanto que este tenha autorização do responsável. O Ministério da Saúde estima que, com a expansão das idades mínima e máxima, o número de doadores chegue a 8,7 milhões.
“A qualidade da rede de sangue brasileira já é reconhecida internacionalmente. A implantação do teste NAT e o questionário (aplicado nos hemocentros aos doadores) complementam o controle do sangue doado, por meio de testes já realizados no SUS”, diz Padilha.
Você não poderá doar sangue se:
Tiver idade inferior a 16 anos ou superior a 69 anos.
Tiver peso inferior a 50 kilos.
Estiver com anemia no teste realizado imediatamente antes da doação.
Estiver com hipertensão ou hipotensão arterial no momento da doação.
Estiver com aumento ou diminuição dos batimentos cardíacos no momento da doação.
Estiver com febre no dia da doação.
Estiver grávida.
Estiver amamentando, a menos que o parto tenha ocorrido há mais de 12 meses.
Informações de R7
FOTO: ilustrativa / abrale.org.br