Corpo de ex-presidente será sepultado nesta no dia 08 de março. Eleição para escolher novo representante deverá começar nos próximos dias.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
A Venezuela pós-Chávez irá começar nesta sexta-feira, dia 08 de março, após o funeral do presidente que morreu na última terça-feira, 05, aos 58 anos, a campanha eleitoral. De acordo com Nicolás Maduro, de 50 anos, atual vice-presidente do país, o próximo Presidente da Venezuela deverá ser “um herdeiro digno de um gigante”.
Nas eleições presidenciais, que, de acordo com a Constituição, devem acontecer em 30 dias após a morte do chefe de Estado, terá o próprio Maduro como candidato a líder político do país. Hugo Chávez chegou a nomeá-lo quando viajou pela última vez até Cuba para fazer tratamentos de câncer.
Os analistas disseram que Hugo Chávez planejou proteger ao máximo o seu mandato da inevitável rivalidade dentro do Partido Socialista Unido da Venezuela. Ele também pretendia deixar as “pontas atadas” para o próximo chefe de Estado fosse alguém de sua linha política
A escolha da oposição já parece estar decidida, mas podem surgir surpresas, informam especialistas. Para a Mesa da União Democrática, os principais partidos e grupos da oposição, o favorito é o governador Henrique Capriles, que enfrentou Chávez nas eleições de Outubro de 2012, quando foi derrotado por 55% contra 44%.
Informações de Público.pt
FOTO: reprodução / uol.com.br