O Hospital Regina, com sede em Novo Hamburgo confirmou, através de nota oficial, a informação de que não dará continuidade nos atendimentos à pacientes de Oncologia pelo SUS em Novo Hamburgo.
“O Hospital Regina vem, em respeito à comunidade, informar sobre a sua decisão quanto à descontinuidade na prestação de serviços de oncologia para o Sistema Único de Saúde (SUS), induzida após os desdobramentos da Ação Civil Pública que tratava da repactuação dos valores para atendimento da demanda reprimida de pacientes oncológicos. Cabe lembrar que, no dia 07 de dezembro de 2021, em audiência realizada pela referida ação, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) apresentou a proposta de mudança de referência da oncologia dos municípios de Campo Bom, Dois Irmãos, Estância Velha e Ivoti, até então atendidos pelo Hospital Regina, para o Hospital Bom Jesus em Taquara, com a consequente transferência do teto físico/financeiro. Tal proposição foi aceita, durante a reunião, pelos gestores municipais destas cidades. Com a mudança, o Hospital Regina atenderia os pacientes do município de Novo Hamburgo, assim como manteria o acompanhamento/tratamento dos pacientes que já ingressaram no serviço de oncologia, inclusive dos municípios remanejados. Diante deste novo contexto e após diversos estudos por parte do Hospital e sua mantenedora Associação Congregação de Santa Catarina – ACSC, lamentavelmente constatou-se a inviabilidade da manutenção da prestação de serviços na especialidade de oncologia.
Dito isso, é importante ressaltar que: o Hospital Regina sempre primou pela assistência qualificada aos pacientes oncológicos e não mediu esforços para manutenção da prestação de serviços. A busca pela repactuação não é recente. A Instituição tem dialogado com o Ministério da Saúde, Estado e Municípios há mais de seis anos, apresentando os dados e a crescente preocupação com o aumento da demanda.
Nos últimos anos, os acessos aos pacientes foram ampliados pelo Hospital, com o objetivo de reduzir a demanda reprimida. Porém, enquanto isso, os recursos para tal não obtiveram incremento, nem mesmo reajuste, bem como houve expressivo aumento das despesas, havendo total desequilíbrio econômico/financeiro na relação contratual.
É importante ressaltar que a Instituição tomará todos os cuidados para que, durante o período de transição, o direcionamento dos pacientes assistidos no serviço sejarealizado de forma segura. Também, não medirá esforços em disponibilizar toda e qualquer informação necessária para a continuidade do tratamento na referência hospitalar que o Estado e Município definirem.
O Hospital Regina é uma Instituição quase centenária, sólida e comprometida com o cuidado, que se mantém como referência em saúde em Novo Hamburgo e região e orgulha-se pela sua história e dedicação ao SUS, na prestação de um serviço de excelência com foco nos seus pacientes.”