É feriado. Mas não para salvar vidas. Na manhã desta quinta-feira, dia 16, foi realizado no Hospital Centenário a captação dos órgãos de uma paciente vítima de morte cerebral.
O procedimento foi realizado pela Santa Casa de Porto Alegre com apoio do bloco cirúrgico do Centenário. Após autorização da família, dois rins, um fígado e uma córnea foram captados.
A presidente do Hospital Centenário, Lilian Silva, fala sobre a importância do consentimento da família e agradece o trabalho realizado pela instituição.
“Parabéns ao grupo de trabalho por conduzir este processo de maneira ímpar, em um momento delicado para familiares e também para os profissionais. Esse é um processo entre vários que reforçam a capacidade e condições do nosso hospital em atender as necessidades do sistema e do usuário.”
A presidente destaca ainda a importância da doação de órgãos. “A autorização dada, mesmo diante do luto e da dor, também demonstra o reconhecimento da família acerca da importância dessa atitude que salva vidas.”