O Hospital de Campanha instalado em São Leopoldo pelo Exército atendeu 430 pessoas vítimas das enchentes em apenas cinco dias. A unidade está localizada na esquina das avenidas Theodomiro Porto da Fonseca e Unisinos, e foi viabilizado por meio de uma parceria entre a prefeitura e o Ministério da Defesa.
Segundo a prefeitura, a maioria dos casos (98) procurou o local devido a sintomas respiratórios. Cerca de 25% dos pacientes permaneceram em observação, enquanto 17 foram transferidos para o Hospital Centenário.
O hospital atua como ponto de apoio diante da calamidade das cheias que atingiram o Estado. O local em São Leopoldo oferece atendimento ambulatorial com equipes compostas por médicos, enfermeiros e técnicos para casos de baixa complexidade na atenção primária, dispondo de 20 leitos de observação.
O horário de funcionamento é das 8h às 19h, todos os dias da semana.
Os atendimentos de urgência e emergência continuam sendo providenciados pelo Samu, Hospital Centenário e Centro de Saúde Feitoria.
Saúde pelo WhatsApp
A prefeitura de São Leopoldo também passou a disponibilizar um canal de WhatsApp exclusivo para prestar informações e orientações às pessoas afetadas pelas enchentes. O número do “Zap da Saúde São Léo” é (51) 9-9560-6794.
O cidadão tem acesso a informações atualizadas sobre o funcionamento dos serviços de saúde. Caso necessário, pelo canal também será possível conversar diretamente com servidores da saúde, que estarão auxiliando com informações necessárias.