Os gestores pedem que aumente em R$ 15 milhões os incentivos aos 36 hospitais públicos municipais situados no Rio Grande do Sul.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
Integrantes da Associação dos Hospitais Públicos Municipais se reuniram nesta terça-feira, dia 04, com prefeitos e com o secretário estadual da Saúde, Ciro Simoni. A reunião foi feita para pedir maior contribuição e investimento ao Estado para as casas de saúde.
O encontro foi feito na Secretaria Estadual da Saúde – SES, em Porto Alegre. Os gestores pedem que os hospitais públicos municipais tenham a mesma atenção que os filantrópicos, os quais o Governo do Estado concedeu mais incentivos neste ano. Eles pedem o aumento de R$ 15 milhões para incentivos aos 36 hospitais públicos municipais do Rio Grande do Sul. Essa verba seria dividida para novos investimentos e custeio.
O prefeito de Novo Hamburgo, Tarcísio Zimmermann, e a secretária da Saúde, Clarita de Souza, representaram o município na reunião. A diretora administrativa da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo – FSNH, Simone Zucolotto, também esteve no encontro para manifestar a necessidade de melhorar a infraestrutura dos hospitais públicos. “Temos hospitais que atendem 100% pelo Sistema Único de Saúde – Sus. Contudo, enfrentamos uma série de dificuldades, principalmente na infraestrutura”, destacou Tarcísio.
Ciro Simoni, o secretário estadual da Saúde, considerou a manifestação do grupo justa e garantiu que levará a discussão ao governador Tarso Genro. A proposta inicia com a realização de um levantamento geral dos gastos desses hospitais públicos municipais. Depois, é preciso ver proporcionalmente a produção de cada um dos hospitais para ter um cálculo para repasse dos incentivos.
Informações de PMNH
FOTO: Ronan Dannenberg / PMNH