Homens que dividem tarefas domésticas atraem mais as mulheres modernas
Eles cozinham. Eles lavam. Eles passam roupas. Eles estão entre os preferidos das mulheres modernas. Pelo menos nos Estados Unidos. Uma revisão nas pesquisas sobre a mudança de papéis familiares entre os americanos, sugere que as mulheres sentem-se mais atraídas pelos homens que ajudam nas tarefas domésticas.
A pesquisa analisou os diversos estudos sobre as mudanças no papel masculino nas tarefas domésticas e concluiu que a contribuição dos homens nas atividades da casa aumentou em 15% nos últimos 40 anos.
Segundo o psicólogo Joshua Coleman, autores de um dos estudos analisados na revisão, a divisão do trabalho doméstico está associada com um aumento no nível de satisfação nos casamentos. “As mulheres dos maridos que participam das tarefas domésticas sentem mais interesse sexual e afeição pelos esposos”, afirma Coleman.
A pesquisa sugere ainda que a contribuição dos homens nas tarefas domésticas é gradual, ou seja, quanto mais tempo as esposas ficam empregadas em período integral, maior é a contribuição dos homens nas tarefas do dia-a-dia. Para os pesquisadores, no entanto, a principal mudança nos papéis familiares foi o aumento na participação dos pais no cuidado com os filhos.
Segundo a revisão, as pesquisas nesta área apontam que o aumento no envolvimento masculino das atividades domésticas é uma tendência que deve aumentar com os anos. Os resultados da revisão serão apresentados na conferência anual do Conselho das Famílias Contemporâneas, que será realizado em Abril na cidade americana de Chicago.