Estadunidense recebeu lábios, nariz, pele, músculos e nervos novos. Responsável pela operação disse que o resultado foi melhor que o esperado.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
“Papai, você está lindo.” Foi o que disse Scarlett Wiens, de apenas quatro anos, após ver o resultado da cirurgia de transplante total a que seu pai foi submetido.
Dallas Wiens (foto), de 25 anos, foi eletrocutado enquanto pintava uma igreja, em 2008. O jovem recebeu lábios, nariz, pele, músculos e nervos novos. “Eu sinto como se fosse natural”, afirmou durante sua primeira aparição em público, no Brigham and Women’s Hospital de Boston, nesta segunda-feira, dia 09.
“Eu me adaptei rapidamente. Em pouco tempo já estava respirando e sentindo aromas novamente.” Wiens brincou com os repórteres na entrevista: “O primeiro cheiro que senti foi da lasanha do hospital. Vocês não fazem idéia de como pareceu deliciosa.”
Apesar do sucesso da operação, os médicos não puderam restaurar a visão de Wiens. Os danos causados pelas queimaduras nos nervos foram tão severos que provavelmente ele não sinta sua bochecha esquerda e o lado esquerdo da testa.
Mesmo assim, Bohdan Pomahac, responsável pela operação, disse que o resultado do transplante foi melhor que o esperado. Segundo ele, o paciente sentirá até toques leves em seu rosto daqui a, no máximo, nove meses.
Há alguns meses, Wiens, ainda desfigurado pelas queimaduras, havia dito que gostaria de um transplante para voltar a sentir os beijos de sua filha. Segundo ele, foi sua filha que o manteve motivado.
A cirurgia foi paga pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, que deu ao hospital uma verba de 3,4 milhões de dólares para realizar cinco transplantes. Procedimentos do gênero já foram feitos na Espanha, China e França.
Informações de Veja
FOTOS: reprodução