Na manhã desta quinta-feira (14), um homem foi resgatado em uma clínica de reabilitação do bairro Santo Afonso, em Novo Hamburgo. A ação foi comandada pelo delegado Ivair Matos, da 2° Delegacia de Polícia.
Segundo o delegado, no início do mês de junho, o homem de 56 anos se desentendeu com a esposa. Após a briga, ele saiu de casa e foi para um hotel da cidade onde ficou hospedado por uma semana.
O homem afirmou que, ainda no município catarinense, foi levado por três homens para um veículo. “Segundo a vítima, ele foi pego em Catanduvas e trazido para Novo Hamburgo direto para o centro”, conta o delegado. No percurso, ele disse que desmaiou depois de ser forçado a beber um líquido. Ele lembra que quando acordou já estava na clínica de recuperação de dependentes químicos localizada no Vale do Sinos. O trajeto tem cerca de 400 quilômetros entre os dois estados.
Às 14 horas desta quarta-feira (13), a 2ª DP, com o apoio da Gerência de Vigilância em Saúde do Município, resgatou o homem. Ele estava no Centro Terapêutico Plenitude, que fica no bairro Santo Afonso.
O centro atende dependentes de drogas e álcool. Outros oito pacientes foram encontrados no local, mas, conforme o delegado, estavam internados por vontade própria. Já a vítima, disse que estava internada desde o dia 18 de junho e contra a vontade própria. Conforme o policial, “a vítima era proibida de sair do local e de se comunicar com pessoas de fora”.
A vítima passou por exames médicos e foi levada por agentes até a rodoviária de Porto Alegre. Logo depois, ele pegou um ônibus para Concórdia (SC), onde seria recebido por uma filha.
CONTRAPONTO
A reportagem contatou o centro, e aguarda retorno. Por telefone, o centro não atende às ligações.
