Comitiva estrangeira vai verificar os problemas de saneamento e da qualidade da água do Rio dos Sinos
Nesta segunda-feira, dia 20, ocorre o debate sobre a bacia hídrica do Rio dos Sinos, às 14h, no auditório Maurício Berne na Unisinos. A Prefeitura de Novo Hamburgo e a Companhia Municipal de Saneamento de Novo Hamburgo (Comusa) participam do evento.
A atividade integra o roteiro da visita técnica da missão holandesa ao Vale do Sinos, que incluirá passagem pela Estação de Tratamento de Água da Comusa (ETA) da Comusa na terça-feira, dia 21.
“Como integrantes do consórcio nós temos total interesse em recebermos a comitiva holandesa e com a ajuda deles dar início a resolução dos problemas em nossos arroios e junto ao Rio dos Sinos”, afirma o diretor-presidente da Comusa Renato Pilger.
A Comusa vai apresentar detalhadamente no debate de segunda as condições dos corpos hídricos do município de Novo Hamburgo, com destaque para os Arroios Luiz Rau e Pampa, dois dos cinco mais poluídos.
Mapas, fotos e o monitoramento da qualidade da água dos arroios que a companhia realiza sistematicamente vão ser apresentados. Já na terça-feira o grupo conhecerá o processo de tratamento da água bruta em potável. Eles serão recepcionados pelo prefeito Jair Foscarini e por Pilger.
Em maio deste anos, o prefeito e o presidente da Comusa conheceram as áreas de saneamento e tratamento de água na Holanda. Na ocasição, a comitiva brasileira fechou acordo para que os europeus verificassem os problemas de saneamento e da qualidade da água do Rio do Sinos. A visita faz parte dos trabalhos do Consórcio Intermunicipal de Saneamento (Pró-sinos), no qual Jair foi escolhido vice-presidente.