Amada por alguns, odiada por outros, alvo de piadas e comentários populares, esta figura polêmica nas relações familiares tem um dia especial para ser lembrada, 28 de abril!
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
Para esta figura de significados controversos e até polêmicos nas relações familiares criou-se até um dia em sua homenagem. Dia 28 de abril comemora-se o Dia da Sogra!
Amada por alguns e odiada por outros tantos, a sogra é alvo de piadas e vários comentários populares. “Sogra é como onça em extinção, todos defendem, mas ninguém quer ter em casa!”, “Deus fez a mãe e o diabo fez a sogra”, “feliz foi Adão que não teve sogra” são algumas piadas conhecidas dirigidas a elas.
No imaginário popular há muito tempo, a figura da sogra é associada aos palpites, às intromissões e aos comentários negativos em relação a sua nora ou genro. Mas não se pode esquecer, que antes de sogra, ela é mãe e deseja que cuidem bem de seu filho. De um modo geral, os conflitos surgem pela falta de entendimento e respeito ao espaço alheio, o que deve ser estabelecido com certa sutileza. Afinal, sogra é uma parenta para a vida inteira (segundo a Legislação, a sogra é o único parente que se continua tendo mesmo após a separação).
Para a consultora de etiqueta Ligia Marques, o começo da relação com a sogra é determinante de como será esta convivência. Estabelecer limites é fundamental e os gestos de amor dela não podem causar desconfortos na vida do casal. “É como dizia uma propaganda: educação é bom e todo mundo gosta. Sogras não fogem à regra e inclusive isso ajuda a manter o relacionamento mais agradável”, explica a consultora.
E como já diz outro velho ditado, “se não pode com o inimigo, junte-se a ele!” Deixando de lado todos os preconceitos e rivalidades, pode se encontrar nela uma amiga, uma segunda mãe e no caso das noras, talvez até uma aliada. Então, lembre-se de saudar a sua querida sogra hoje!
Informações de Dominio Feminino e Terra
FOTO: reprdução / Blog Espírito do Cotidiano