No dia 3 de Abril de 2016, o Novo Hamburgo derrotou o Aimoré pelo clássico de número 89 entre os rivais do Vale do Sinos. O que a torcida não imaginava é que os times ficariam 3 anos sem confrontos.
O clássico 89, válido pelo Gauchão 2016 antecedeu um momento de baixa da rivalidade entre as equipes, que durou praticamente 3 anos. Neste período o Aimoré amargurou a divisão de acesso do estadual e teve que assistir, de fora, seu rival sendo Campeão Gaúcho no ano de 2017.
Em 2019, o Índio Capilé retornou à elite do futebol Gaúcho. Com a volta dos leopoldenses à primeira divisão, tivemos, após 3 anos sem confrontos, um Clássico do Vale. O Novo Hamburgo – que já não era mais o mesmo time campeão de 2017 – visitou o Aimoré e foi derrotado pelo placar de 4 a 2 no dia 24 de fevereiro.
A partida de número 90 entre as equipes foi de acordo com a história de ambos, um jogo corrido, com 6 gols e uma virada. Os gols da vitória do Aimoré foram marcados por Renato Ferraz, aos 16 minutos; Wagner, aos 19; Henrique Ávila, aos 32 e Vinícius aos 34. O Novo Hamburgo teve um gol contra concedido à seu favor por Renato Ferraz, do Aimoré, aos 2 minutos de jogo e fez outro com Bustamente aos 27.
O Clássico pelo Brasileirão
Agora só se fala em clássico em São Leopoldo e Novo Hamburgo. E para comemorar este momento histórico no futebol do Vale do Sinos, em que dois times da região se enfrentam por um campeonato nacional, nós iremos trazer todos os dias até o dia do jogo, matérias especiais com histórias do confronto.
A partida acontece no próximo domingo, 28 de maio, às 16:00. O mandante é o time do Aimoré, que leva o jogo ao Estádio Cristo Rei.