Porto Alegre compete com Buenos Aires para sediar parte da feira de Tecnologia da Informação e Comunicação
Porto Alegre está oficialmente no páreo. Na última sexta-feira, dia 9, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Frederico Antunes (PP), encaminhou aos organizadores da Feira de Hannover, na Alemanha, carta de apoio à realização de uma parte do evento em Porto Alegre, a partir de 2008.
“Trazer o mundo a Porto Alegre é um dos instrumentos capazes de retomar o crescimento econômico do RS, através da ampliação de mercado e oportunidade de novos negócios”, acredita Antunes. O presidente lembrou, ainda, que na década de 80, Porto Alegre esteve entre as capitais brasileiras pioneiras na geração de profissionais na área de TI, formados pela Faculdade de Informática da UFRGS.
O documento de apoio da Assembléia Legislativa foi entregue à prefeita em exercício da Capital, Maria Celeste (PT), aos vereadores Carlos Comassetto (PT) e Newton Braga (PP), e ao diretor-presidente da Associação Sul-Riograndense de Apoio ao Desenvolvimento de Software (Softsul), José Antônio Antonioni.
Comassetto e Braga embarcam no final de semana para Frankfurt, Hannover e Berlim, com o objetivo de acertar os últimos detalhes da negociação.
Esta seria a primeira vez que o Brasil sediaria uma feira multisetorial de Tecnologia da Informação e de Comunicação. Atualmente, apenas Sidney (Austrália), Istambul (Turquia) e Xangai (China) recebem a feira. Com o apoio de todos os 26 estados e Distrito Federal, a Capital gaúcha disputa com Buenos Aires (Argentina) a preferência para o evento na América Latina.