O Projeto Apadrinhar (Novo Hamburgo) está recebendo inscrições de interessados em conviver com crianças e adolescentes acolhidos que apresentam pouca perspectiva de adoção ou de retorno à família. A partir deste projeto, o padrinho e/ou a madrinha poderá visitar regularmente seu afilhado (a), passear, acompanhar em eventos, bem como prestar suporte no momento do desligamento da instituição de acolhimento, que ocorre quando o adolescente atinge a maioridade. O principal objetivo é proporcionar um convívio familiar e comunitário saudável para essas crianças ou adolescentes.
Quem pode ser padrinho ou madrinha: pessoa idônea, com idade mínima de 18 anos, com disponibilidade de tempo para conviver com afilhado(a) e participar das oficinas de preparação para padrinhos. É importante ressaltar que os padrinhos não podem ter ingressado com habilitação para adoção via cadastro no Sistema Nacional de Adoção (SNA). As inscrições podem ser realizadas a partir do e-mail [email protected]
As oficinas acontecerão em cinco quartas-feiras consecutivas, das 19h às 21h. Neste momento o município possui 33 inscritos no Projeto, que ficou suspenso desde 2019, durante o período da pandemia, devido à questão sanitária e o risco de contaminação pelo vírus COVID-19. As crianças e adolescentes em acolhimento institucional aguardam por essa oportunidade.
O Apadrinhar é um projeto da Coordenadoria da Infância e Juventude do RS e envolve parceria do Juizado da Infância e Juventude de Novo Hamburgo e a Organização de Apoio à Adoção (Elo), contando também com o apoio da rede de proteção do município.
Foto: G1/reprodução