O serviço de fiscalização de insumos agrícolas do Ministério da Agricultura informou, nesta terça-feira, que um dos pacotes de sementes desconhecidas e não solicitadas teve registro em Novo Hamburgo. Um morador da cidade recebeu o pacote. O órgão também informou que o cidadão, logo após o recebimento, se dirigiu ao órgão específico informando o caso.
Casos ocorreram em vários países do mundo. Nos Estados Unidos, centenas de milhares de moradores receberam os pacotes. No Brasil, já há relatos em outras unidades da federação, como Santa Catarina, e pelo menos 6 em solo gaúcho. A secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do estado efetuou três coletas até agora. Outras duas foram recebidas pelo Ministério e uma terceira será entregue. Todas são encaminhadas para um laboratório específico para análise em Goiás.
A informação nacional é que não abra e sequer manuseie os objetos. Além disso, a orientação é levar os pacotes as unidades do M. da Agricultura pelo interior do estado ou no escritório de EMATER, que existe em Lomba Grande, por exemplo.
(crédito: Gabriel Zapella/Cidasc/Divulgação)