A Hamburgerberg Fest está confirmada neste ano e voltará em outubro. Inicialmente, o evento seria realizado no primeiro semestre, mas precisou ser adiado em razão das enchentes históricas na região e no Rio Grande do Sul.
Considerado um dos maiores festivais de artes integradas do Estado, a Hamburgerberg Fest terá um dia a mais de programação. Portanto, ao todo serão três dias dias de música, dança, exposições de arte, museus abertos, feiras de artesanato, antiguidades e colecionáveis, cinema de rua, concurso fotográfico e, ainda, as delícias gastronômicas e as cervejas artesanais.
PDT de Novo Hamburgo reinaugura sede de olho nas eleições municipais
A programação também envolve diversos gêneros musicais, ao lado de exposições das mais diferentes inspirações e estilos. O público é formado por um amplo perfil, de todas as idades, em clima de encontro e celebração. Além dos aspectos da cultura e memória germânicas, a Hamburgerberg Fest evidencia a pluralidade das manifestações atuais.
A 24ª edição do evento ainda marca os 200 anos da Imigração Alemã, comemorados neste ano. A Hamburgerberg Fest é uma realização da Fundação Scheffel e Imago Produtora, em correalização com a Secretaria Municipal da Cultura de Novo Hamburgo. A programação será anunciada em breve.
Estado divulga lista de inscritos para temporários na Educação
O evento ocorre no Centro Histórico de Hamburgo Velho, o mais importante sítio histórico de origem alemã no Brasil, tombado em 2015 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O local reúne dezenas de casas históricas, museus e até mesmo uma gleba de terras remanescente das áreas dos primeiros colonos que habitaram a região, hoje transformada no Parcão – Parque Municipal Henrique Luiz Roessler.
Na 23ª edição, em outubro de 2022, a festa contou com recorde de público, quando 45 mil pessoas passaram pelas ruas de Hamburgo Velho. Somente no Museu Scheffel e no Museu Comunitário Casa Schmitt-Presser foram 8 mil visitantes registrados nos dois dias do evento.