Fenômeno raro desperta a curiosidade das pessoas nesta terça-feira. Halo solar envolveu o astro rei em um círculo escuro
Um fenômeno solar chama a atenção no início da tarde desta terça-feira. Pessoas deixaram seus postos de trabalho e foram às ruas para olhar o sol e se depararam com uma imagem rara: o astro rei estava diferente, envolvido por um círculo escuro com uma borda colorida. A cena provocou reações diversas, de curiosidade, temor e até perplexidade. No entanto, o fenômeno é incomum, porém não inédito.
Nilson Wolff, climatologista da Rede de Climatologia de Campo Bom, afirma que se trata de um halo solar, também chamado de coroa solar.
“É um fenômeno raro, mas que pode acontecer. Nada mais é do que um efeito óptico, motivado pelo reflexo dos raios solares nos cristais de gelo suspensos na atmosfera”, explica.
Wolff explica que efeitos deste tipo podem ser solares ou lunares. Quando ocorrem no sol, como o desta terça-feira, formam geralmente halos pequenos, de ângulos de até 22 graus.
“Registrei o fenômeno e não tenho conhecimento de outro tão expressivo como o de hoje. Já vi círculos menores, mas este é um halo grande, que pode ter até 46 graus”, diz.
Segundo Wolff, não existe tempo determinado para que a ocorrência permaneça. No entanto, o halo solar desta terça-feira vem sendo registrado já por mais de uma hora.
“Não há com o que se preocupar. É como se fosse um arco-íris, mas são manchas luminosas situadas em volta do sol provocadas pela reflexão da luz”, reitera.