O objetivo do curso de tiro promovido pelo Semtras é qualificar a pontaria dos servidores da corporação
Na última quarta-feira, dia 1°, os 19 integrantes da Guarda Municipal participaram de um treinamento no estande de tiros ao ar livre do Grêmio Atiradores de Novo Hamburgo. A simulação foi promovida pela Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Segurança (Semtras) em parceria com o 3° Batalhão da Brigada militar (BPM).
A situação que deu-se repetidas vezes foi: um servidor da Guarda Municipal se esgueira numa barricada improvisada, de arma em punho, encontra a posição correta para o disparo, engatilha o revólver e desfere um tiro certeiro no alvo posto à sua frente. A simulação integra o cronograma do curso de capacitação de tiro que será aplicado em 160 guardas municipais de Novo Hamburgo.
O Curso, que tem como meta qualificar a pontaria dos servidores da corporação, possui carga horária de 60 horas, das quais 45 são voltadas para simulações práticas.
“Estas simulações vão orientar o agente a ter um comportamento adequado em situações de perigo. Ele terá condições de concluir o tiro com precisão”, explica o major Eduardo Ottonelli Pithan, instrutor do curso de capacitação.
O Semtras vem qualificando seus agentes, desde que entrou em vigor a Lei Federal n° 10.826/03 que habilita a Guarda Municipal a portar arma, com treinamentos que os permite agir em casos extremos, em que o uso da arma de fogo é necessário.
Jocelito Palini, integrante da primeira turma inscrita no curso de tiro, acredita que o treinamento irá auxiliá-lo na execução da atividade profissional. “Esta é uma experiência válida onde podemos nos aperfeiçoar, prestando um bom serviço à população”, destaca.