Seis agentes da Guarda Municipal de Novo Hamburgo (GMNH), incluindo o diretor Emerson Edinei Lopes, participaram da 2ª edição do Curso de Formação em Segurança e Proteção de Mulheres, em Cachoeirinha, entre os dias 4 e 6 de junho. A capacitação integra as ações do Departamento de Prevenção à Violência, com o apoio da Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSP). Também participou da formação a assistente social Rúbia Goetz, da SMSP.
O curso abordou temas como a Lei Maria da Penha, atendimento psicológico e assistência social. A programação incluiu um exercício de primeiro atendimento à vítima após concessão de medida protetiva e uma visita ao Espaço de Acolhimento Florescer, que faz parte da rede de proteção da Região Metropolitana.
LEIA TAMBÉM: Teatro em miniatura ocupa Praça do Imigrante neste sábado
“Esta formação representa mais um avanço na implantação do programa Guardiã: Mulheres Protegidas em Novo Hamburgo”, afirmou Emerson Edinei Lopes. Ele destacou a importância de avançar na formalização de protocolos com o Judiciário, o Ministério Público e a Defensoria Pública para garantir um patrulhamento especializado.
Atualmente, a GMNH apoia a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação (SDSH) em atendimentos pontuais. “Precisamos formalizar esse serviço e construir uma rede de atendimento completa e integrada, que contribua para a redução e, consequentemente, o fim da violência contra a mulher, além de contemplar a responsabilização e a conscientização do agressor”, reforçou o diretor.
LEIA TAMBÉM: Festejando Campo Bom reúne cultura e solidariedade na semana de emancipação