Durante patrulhamento no bairro Santo Afonso, uma viatura da Guarda Municipal de Novo Hamburgo, composta pelos guardas Jonathan Machado e Jair Veen, avistou um veículo em alta velocidade, com uma mulher no banco traseiro gritando socorro. Prontamente, a guarnição retornou e, ao chegar próximo ao veículo, verificou que se tratava de uma criança engasgada. A mãe da criança, em situação de desespero, entregou para a guarnição a criança de aproximadamente três meses de vida e que estava praticamente sem sinais vitais.
No mesmo instante, a guarnição deu início ao procedimento para a reanimação da criança, com a manobra de Heimlich, e iniciou o deslocamento para o Hospital Municipal. Dentro da viatura, após a realização da manobra, a criança começou a dar sinais e expelir leite materno pela boca e pelas narinas e depois começou a chorar, voltando com a respiração. No Hospital Municipal, o bebê recebeu atendimentos médicos e se recuperou. Posteriormente, foi transferido para a UPA Centro para observação, com previsão de alta para breve.
Entre os cursos de preparação para a Guarda Municipal de Novo Hamburgo, há aulas de primeiros socorros e atendimento diante de várias situações, inclusive o engasgamento. Vários guardas municipais hamburguenses já ajudaram a salvar bebês engasgados.
Dicas do que fazer diante de uma situação de engasgamento.