Após seis anos sem ser realizado, programa da Guarda Municipal, “Guarda Mirim’”, reúne dezenas de crianças em atividades que estimulam cidadania e valores sociais
Nesta quarta-feira (11), a Prefeitura de Novo Hamburgo celebrou a conclusão da turma de verão do programa Guarda Mirim, marcando a volta do projeto em 2026 depois de seis anos sem edições regulares. A cerimônia aconteceu no Parque Henrique Luís Roessler, o Parcão, e contou com a participação de cerca de 36 crianças de 8 a 12 anos que atuaram das oficinas e atividades ao longo de mais de um mês.
A iniciativa, que é coordenada pela Guarda Municipal por meio do Departamento de Programas de Prevenção à Violência, teve como objetivo proporcionar aos participantes experiências em temas como respeito, cidadania, meio ambiente e convivência comunitária. Os formandos receberam certificados e lembranças, além dos aplausos de familiares e amigos presentes no evento.
O que representa a retomada do Guarda Mirim
O retorno do projeto é visto como um marco importante pela comunidade e pela corporação. Além de reforçar ensinamentos sobre disciplina e valores, a edição de verão funcionou como uma espécie de piloto para as atividades que serão oferecidas ao longo do ano em diferentes pontos da cidade.
Entre as novidades para 2026, estão planejadas aulas na Base de Ações Comunitárias Integradas (BACI) Kephas no bairro Diehl e na sede da Associação Beneficente Evangélica da Floresta Imperial (ABEFI), no bairro Santo Afonso, com possibilidade de abertura de novas turmas e inscrições para interessados.
Representantes da Guarda Municipal destacaram a importância de envolver diferentes gerações no projeto da Guarda Mirim, o que ficou claro com a presença de ex-participantes que hoje são adultos, como a professora Sandriny Silva Müller, que integrou uma das primeiras turmas e voltou ao evento como voluntária.
LEIA TAMBÉM: Prefeitura de Campo Bom instala passarelas para proteger bugios no bairro Quatro Colônias
