A doação de sangue desempenha um papel vital na Saúde Pública, proporcionando a esperança de vida em momentos críticos como acidentes, cirurgias e tratamentos de doenças graves. No Hospital Sapiranga essa ação é fortalecida em parceria com o Projeto Caravana Salvando Vidas, que objetiva incentivar e promover a doação regular.

Recentemente, o Hemocentro de Porto Alegre realizou um levantamento que destaca os doadores mais frequentes à instituição do Vale do Sinos, dentro os quais Estela Dias foi a doadora mais frequente nos últimos cinco anos. A cidadã é idealizadora do Projeto, e ressalta que essa iniciativa foi criada para homenagear seu irmão.
“O Caravana Salvando Vidas é mais do que um projeto, é a essência de um legado construído sobre a perda de alguém tão especial”, declara. Suas lembranças são justamente de um homem dedicado a ajudar os outros, tendo seu altruísmo honrado através de campanhas de doações de sangue.
Para Geovana Lopes, segunda doadora mais frequente, a motivação também veio de casa. “Comecei com o incentivo da minha mãe, que também era doadora, e percebi realmente o impacto da doação para salvar vidas em setembro de 2020”, descreve. Nesta data, recorda, foi sua mãe que adoeceu e precisou receber duas bolsas de sangue. “Senti uma enorme gratidão pelas pessoas que realizaram a doação”, diz Geovana, que também é doadora de Medula.
Seja doador
No dia 30 de julho sairá nova Caravana para doação no Hemocentro em Porto Alegre, e para fazer parte do grupo a pessoa deve fazer contato pelo telefone (51) 99976-5701 (com Estela) ou acompanhar as redes sociais do Hospital Sapiranga e da Caravana Salvando Vidas. Acompanhe do Hemocentro do RS no Insta