Balé Origens é o único grupo brasileiro no 26º Festival Internacional de Cultura e Arte de Istambul
Na tarde desta terça-feira, 22, o grupo principal do Balé Folclórico Origens, formado por 21 integrantes, embarcou rumo a Istambul, na Turquia, para participar do 26º Festival Internacional de Cultura e Arte de Istambul-Büyükçekmece. O grupo, é o único representante brasileiro no evento e leva a responsabilidade e o orgulho de representar Sapiranga e o Brasil.
Acompanhados pelo coreógrafo Everton Oliveira e pela coordenadora Janice Modinger, os dançarinos estão preparados para mostrar ao mundo a riqueza e a diversidade da cultura brasileira através da dança.
Danças de diversos tipos representam o Brasil
Durante os dias do festival, que acontece de 24 de julho a 3 de agosto, o grupo apresentará coreografias inspiradas em músicas tradicionalistas gaúchas, uma performance baseada na figura histórica de Jacobina Maurer, além de ritmos como frevo, carimbó e samba.
“Representar nossa cidade e nosso país através da arte é sempre um orgulho. Quando conseguimos trazer o público para o palco, junto com a gente, a emoção é imensa. É isso que queremos levar para a Turquia”, declarou Janice Modinger, emocionada com a experiência.
Convite internacional e novos horizontes
A participação do grupo no festival turco se deu por convite da FIDAF (Federação Internacional de Festivais de Dança), entidade que promove e valoriza expressões da dança folclórica e contemporânea no mundo inteiro. O evento, sediado no distrito europeu de Büyükçekmece, reúne delegações de mais de 70 países, com apresentações de dança, teatro, exposições de arte e até um festival de marionetes.
Para muitos integrantes do Origens, esta será a primeira viagem internacional — e também o primeiro voo de avião. “Com esse grupo, que foi quase todo renovado, é a primeira vez que saímos do Brasil. Uma experiência enriquecedora para todos”, destaca Janice.
Cultura sapiranguense no cenário internacional
Mantido pela Prefeitura de Sapiranga, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Desporto, o Balé Origens é um dos principais representantes da produção artística da cidade. “Com certeza estamos bem representados. Nós já conhecemos o talento desses grandes artistas e agora o mundo também pode conhecê-los. É muito gratificante”, afirmou Giovana Canani, diretora de Cultura, que acompanhou o grupo até o embarque.
A jornada começou em Porto Alegre, com voo para São Paulo, seguido de escala em Dubai, até o destino final: Istambul.
Acompanhe a viagem e as apresentações do grupo pelas redes sociais, no Instagram: @bale_origens.
LEIA TAMBÉM:
