A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e a Prefeitura de Gramado firmaram nesta sexta-feira, dia13, protocolo de intenções. O objetivo é o futuro repasse de valores para criação e manutenção de um Centro de Recepção e Triagem de Animais Silvestres (Cetas) no Parque Natural Municipal dos Pinheiros.
“O valor repassado deverá ser utilizado para custear a contratação de pessoal e de insumos, como alimentação e medicamentos. Em contrapartida, o município entrará com a estrutura, que passará por reformas”, afirmou a titular da Sema, Marjorie Kauffmann. Segundo a diretora de Biodiversidade da pasta, Cátia Gonçalves, o Termo de Convênio será assinado em até cinco meses, quando deverão iniciar os repasses.

Durante o evento, foi entregue ao município autorização prévia para o funcionamento do Cetas; que irá receber identificar, avaliar, marcar, triar, recuperar, reabilitar e destinar animais silvestres. Ester serão provenientes de resgates ou de fiscalizações realizadas pelos órgãos que compõem o Sistema Estadual de Proteção Ambiental (Sisepra), com foco na região da Serra e Região das Hortênsias.
Link para mais informações sobre a destinação de fauna silvestre