Estiagem histórica nas regiões Sul e Sudeste do Estado já levou 15 municípios a decretar situação de emergência.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
Gaúchos do Sul e do Sudeste vivem uma das piores estiagem dos últimos anos. Até esta quinta-feira, dia 26, já era 15 municípios em situação de emergência.
Informações da Defesa Civil gaúcha revelam que mais de 400 mil pessoas sofrem com a seca ou com as chuvas no estado nos últimos dois meses. Tentando amenizar a situação, os governos estadual e federal – por meio dos ministérios da Integração Nacional e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS – acabam de liberar recursos de R$ 20 milhões para atender a região.
A liberação do dinheiro foi publicada no Diário Oficial da União de quinta-feira. Segundo o governo estadual, o dinheiro vai ser usado em ações de socorro, assistência e restabelecimento de serviços na região.
O MDS explicou que o governo gaúcho aplicará os recursos de acordo com a necessidade dos municípios. Para a construção de cisternas e tratamento da água, serão disponibilizados R$ 124 milhões. O dinheiro irá para 26 municípios, que vão construir 6 mil cisternas.
O Programa Cisternas começou em 2003 com a finalidade de garantir à população de baixa renda o acesso à água. A cisterna é construída com placas de cimento, ferro, brita e tem capacidade para armazenar 16 mil litros de água para ser consumida e usada no preparo de alimentos. Essa quantidade é suficiente para uma família de até cinco pessoas durante um período de oito meses.
Informações de Agência Brasil
FOTO: ilustrativa / centraldenoticias