Bandeira histórica do Partido dos Trabalhadores começa a ser implantada na prática em Novo Hamburgo, mas prioridades da comunidade serão votadas só a partir do ano que vem.
Felipe de Oliveira [email protected]
A partir de 2010, a comunidade hamburguense poderá participar diretamente das decisões sobre investimentos públicos na cidade.
Pelo menos é o que promete a primeira administração do Partido dos Trabalhadores na história de Novo Hamburgo com o Orçamento Participativo – OP. Bandeira história da legenda, o programa começou a ser implantado pelo prefeito Tarcísio Zimmermann na última quarta-feira, dia 02. O evento de lançamento do OP serviu como uma espécie de prestação de contas do ano e projeção para 2010.
Com o plenário da Câmara Municipal lotado, o prefeito relatou investimentos realizados em 2009 e falou da expectativa para o próximo período. “Não devemos nenhuma conta de 2009. Temos pela frente um longo ciclo de crescimento econômico e temos que nos colocar no ritmo de quem vai crescer”, projeta Zimmermann, que não deixa também de lamentar a redução na arrecadação do Município, a crise financeira mundial e as adversidades na saúde pública causadas por fenômenos naturais. Destaca, no entanto, o superávit de R$ 29 milhões que diz ter alcançado em seu primeiro ano de gestão.
PARTICIPAÇÃO – Participação popular é uma das frases de efeito mais utilizadas pelo PT onde governa. O lançamento do OP foi uma prévia do que Tarcísio Zimmermann pretende com as assembléias que começaram pelo bairro Canudos. O programa será coordenado pela Secretária Geral de Governo e Relações Comunitárias e o titular da pasta explica os objetivos. “O governo tem se empenhado para buscar os recursos e agora quer que a comunidade seja um ator do Orçamento Participativo. A participação é de grande importância”, garante Luiz Lauermann.
Teve gente até se arriscando a fazer as primeiras propostas. Foi o caso da telefonista Maria do Amaral (foto), 52 anos. Moradora do bairro Boa Saúde, sugere projetos educativos para crianças de regiões carentes. “Tenho uma idéia para criar um programa. Não vou conseguir ir no dia da assembléia do meu bairro, mas vou pedir para alguém sugerir”, antecipa. O meio-ambiente é a preocupação do professor Erminio Zortea, 47, do bairro São José. Quis saber quais são os planos para o Arroio Pampa. Quem responde é o prefeito. “Teremos um aumento no tratamento de esgoto e ele não será mais jogado na bacia do Pampa.”
CANUDOS
Canudos é o maior bairro de Novo Hamburgo. Concentra quase a metade da população. Lugar ideal para o ponta-pé inicial de um programa que visa justamente a participação popular, não? O Governo Tarcísio entendeu que sim e mais de 300 pessoas foram à Escola Municipal Martha Wartenberg na noite de quinta-feira, dia 04, para a primeira assembléia do Orçamento Participativo.
A região intitulada Canudos Leste elegeu 28 delegados que compõem agora o Conselho Comunitário, órgão responsável pela interlocução direta com a administração municipal para proposição de demandas. A eleição das prioridades, contudo, só deve começar efetivamente em maio. Antes disso, o Conselho Comunitário já terá reunido com as secretarias de governo responsáveis. Os delegados seguem sendo eleitos até o dia 22 de dezembro em mais nove regiões. A próxima assembléia é Canudos Oeste. Terça-feira, dia 08, na Escola Municipal Machado de Assis, das 19 às 22 horas.
DIVISÃO DAS REGIÕES DO OP
AGENDA DE ASSEMBLÉIAS
Canudos Leste
03 de dezembro de 2009
Local: EMEF Martha Wartenberg – Rua Silvio Gilberto Christmann, 1351 – Canudos
Horário: 19h às 22h
—
Canudos Oeste
08 de dezembro de 2009
Local: EMEF Machado de Assis – Rua Walkiria Spindler, 110 – Canudos.
Horário: 19h às 22h
—
Santo Afonso
09 de dezembro de 2009
Local: EMEF Harry Roth – Rua Montevidéu, 660 – Sto. Afonso
Horário: 19h às 22h
—
Centro
10 de dezembro de 2009
Local: Escola Estadual 25 de Julho – Rua José do Patrocínio, 730 – Rio Branco
Horário: 19h às 22h
—
Rondônia
11 de dezembro de 2009
Local: EMEF Elvira Brand Grin – Rua Travessão, 810 – Rondônia.
Horário: 19h às 22h
—
Boa Saúde
15 de dezembro de 2009
Local: EMEF Boa Saúde – Rua 22 de Outubro, s/n – Boa Saúde.
Horário: 19h às 22h
—
Guarani
16 de dezembro de 2009
Local: EMEF São João – Rua Araújo Vianna, 74 – Guarani
Horário: 19h às 22h
—
São José / Roselândia
17 de dezembro de 2009
Local: EMEF Eugênio Nelson Ritzel – Rua da Conquista, 411 – Vila Diehl
Horário: 19h às 22h
Ideal
18 de dezembro de 2009
Local: Ginásio da Fenac – Rua Marechal Câmara s/n – Ideal
Horário: 19h às 22h
—
Lomba Grande
22 de dezembro de 2009
Local: EMEF Bento Gonçalves – Rua José Afonso Hoher, 1519 – Lomba Grande
Horário: 19h às 22h
—
FOTO: Maíra Kiefer / AI-CMNH
Com informações da Imprensa da Prefeitura de Novo Hamburgo