Defesa Civil do Rio Grande do Sul calcula que o número de habitantes afetados pela estiagem deste verão passe de 1,6 milhão.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
O Bolsa Família de janeiro poderá ser sacado a partir desta quarta-feira, dia 18, pelos moradores de municípios afetados pela seca no Rio Grande do Sul. O pagamento, que é feito de forma escalonada, ao longo do mês, será todo concentrado nesta quarta.
Para fevereiro, também está prevista a antecipação, desta vez para o dia 14. A medida beneficia 142 municípios no Estado, que decretaram situação de emergência. No entanto, conforme o último boletim da Defesa Civil – que não inclui Bagé e São Borja, por exemplo – o Rio Grande do Sul tem 291 municípios em situação de emergência. O órgão calcula que o número de gaúchos afetados pela estiagem passe de 1,6 milhão.
Os moradores das cidades de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, afetados pelas enchentes, também podem sacar o Bolsa Família antecipadamente. São 153 municípios em Minas Gerais, 22 no Rio de Janeiro e 11 no Espírito Santo.
Em Bagé, que decretou situação de emergência na terça-feira, 17, as perdas nas lavouras de arroz já chegam a 10%, conforme o Instituto Rio Grandense do Arroz – Irga. Sem irrigação, o Irga estima que a área plantada do cereal em 2012 seja 50% menor do que em 2011.
Informações de Zero Hora
FOTO: ilustrativa / Fepagro