Durante o encontro, também foi apresentado um relatório de impacto da Incubadora de Base Tecnológica da Unisinos nos dois últimos anos.
A última reunião da Governança do Tecnosinos teve a participação do secretário de Ciência e Tecnologia para Transformação Digital do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Henrique Miguel. O encontro ocorreu na segunda-feira, dia 27, na Unitec 1.
Durante a reunião, Henrique Miguel destacou a retomada operacional das atividades do Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec), uma medida que contribuirá significativamente para a indústria de semicondutores. Ele ressaltou a pertinência dessa iniciativa para o ecossistema da Unisinos, que abriga o Instituto Tecnológico de Semicondutores (itt Chip) e para o Tecnosinos, que conta com a HT Micron como uma de suas empresas âncora. “A reativação será fundamental para impulsionar a pesquisa acadêmica e proporcionará novas oportunidades para as empresas do Tecnosinos desenvolverem soluções no setor de semicondutores”, afirmou.
O secretário também compartilhou com os membros da Governança suas atividades no MCTI e abordou a Lei de TICs (Lei de Informática), um instrumento que incentiva a inovação, pesquisa e desenvolvimento tecnológico de empresas do setor. Por fim, Henrique Miguel destacou a importância dos recursos humanos. “Um dos grandes desafios na área da tecnologia ainda é a formação de profissionais. Nossa missão é concentrar esforços em iniciativas de capacitação técnica e superior”, analisou.
O reitor da Unisinos, Pe. Sergio Mariucci, celebrou a presença do secretário e enfatizou o papel da Universidade no cenário tecnológico. “A Unisinos tem uma excelente oportunidade de integrar esse círculo virtuoso da transformação digital, e estamos à disposição para encontrar caminhos que fortaleçam o desenvolvimento regional”, completou.
Temas da reunião
O gestor executivo do Tecnosinos e de Inovação e Tecnologia da Unisinos, Silvio Bitencourt da Silva, fez um resumo das últimas ações e atividades do Parque Tecnológico São Leopoldo. Destacaram-se a Maratona de Empreendedorismo e Inovação em IoT, promovida pelo Tecnosinos, HT Micron e SebraeX, e a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada em novembro, que atraiu 1200 alunos para o Campus São Leopoldo.
Bitencourt ainda apresentou um relatório de impacto da Incubadora de Base Tecnológica da Unisinos nos dois últimos anos. O balanço ofereceu uma visão detalhada do Parque, destacando o número de pessoas envolvidas nas atividades, listando as capacitações oferecidas aos empreendedores, enfatizando o ingresso de novas startups e fornecendo informações gerais sobre os empreendimentos.
“A Incubadora está cumprindo seu compromisso institucional de fomentar o empreendedorismo inovador para impulsionar o desenvolvimento regional, seguindo o modelo de gestão CERNE. Esse modelo busca melhorar de forma significativa os resultados das incubadoras de empresas e reduzir a variabilidade na criação de empreendimentos inovadores bem-sucedidos”, apontou Bitencourt.
Também estiveram presentes na reunião o chefe de gabinete da Reitoria, Tiago Lopes, o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (Sedettec) de São Leopoldo, Juliano Maciel, o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (Sedettec), Mário Rosito, o presidente do Polo de Informática de São Leopoldo, Oldemar Brahm, o presidente da ACIST-SL, Felipe Feldmann, e o vice-presidente de Tecnologia da ACIST-SL, Daniel Klafke.
Visita ao Parque
Encerrando a programação, Henrique Miguel visitou o MetaIndústria Lab Sul, um dos dois principais centros de desenvolvimento de soluções tecnológicas do projeto MetaIndústria. Essa iniciativa é fruto da parceria entre a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a SPI Integração de Sistemas (SPI), e fica localizada na Unitec 2.
O secretário também foi recebido na Ayga Tecnologia, SKA e W3K, empresas sediadas no Parque Tecnológico. A programação foi encerrada com uma visita ao itt Chip.