Em reunião, a governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, defende maior autonomia aos estados e Aécio Neves propõe repasse de 20% da CPMF para os estados
Doze governadores de diversas regiões do País se reuniram nesta segunda-feira, dia 29, para tentar definir uma agenda federativa as reivindicações dos Estados. O Anfitrião do encontro foi o governador José Roberto Arruda (PFL), em Brasília. Após definida, essa agenda será apresentada ao presidente Luíz Inácio Lula da Silva no dia seis de março.
A governadora Yeda Crusius (PSDB), ao chegar ao Palácio Águas Claras, residência oficial do Governador Arruda, afirmou “vamos defender uma pauta conjunta de reivindicações para dar mais autonomia aos três estados do Sul”. Segundo a governadora, com mais autonomia “os estados do Sul podem elaborar as suas escalas de projetos prioritários ao seu desenvolvimento”, reforçou.
Aécio Neves (PSDB), governador de Minas Gerais, propôs que 20% da CPMF sejam repassados aos Estados e 10% aos municípios, justificando a necessidade das cidades em receber essa verba. “Temos que ter a preocupação de trazer os municípios para o nosso lado”, ressaltou o governador.
Além de Arruda, Yeda, e Aécio participaram da reunião os governadores de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira (PMDB); da Paraíba, Cassio Cunha Lina (PSDB); de Sergipe, Marcelo Déda (PT), de Goiás, Alcides Rodrigues (PP); de Mato Grosso, Blairo Maggi, (sem partido); de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB); do Espírito Santo, Paulo Hartung (PMDB); do Piauí, Wellington Dias (PT) e do Amazonas,Eduardo Braga, (PMDB).