Ao deixar Novo Hamburgo nesta quinta-feira, após reunião-almoço do Sindilojas, o governador Eduardo Leite levou consigo a certeza de que as comemorações do bicentenário da imigração alemã, em julho do ano que vem, são muito importantes para esta região. O cerimonial do evento já havia feito convite, quando disse que os presentes entregues a Leite representavam o acolhimento deste povo, como foram acolhidos os colonizadores. E convidou o governador para os festejos do ano que vem.
Na sequência, durante a coletiva de imprensa, pelo menos dois jornalistas trataram do assunto, com perguntas sobre o tema. O governador entendeu o recado e, não tenho a menor dúvida, de que o Piratini vai se envolver, de alguma forma ou outra, nesta comemoração.
O dia era 25 de julho de 1824. Os primeiros imigrantes desembarcaram na margem esquerda do Rio dos Sinos e se estabeleceram na Feitoria do Linho Cânhamo. Dali ganharam esta região toda e transformaram os vales, a partir do Sinos, nesta pujança econômica, impulsionada por um bom hábito que eles trouxeram juntos. O da Educação.
Por aqui já se trabalha. A Associação dos Municípios não é mais do Vale do Sinos, e sim do Vale Germânico. Frentes se organizam. Com o envolvimento do Estado, tenho certeza que faremos a maior festa já vista dos dois lados do Rio dos Sinos.
O nome do PL
Ex-presidente da CDL de Novo Hamburgo, o empresário Jorge Stoffel é o nome do PL, o partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, para ser candidato a prefeito de Novo Hamburgo. O assunto já vinha sendo comentado nos bastidores há várias semanas, mas agora o convite foi feito pelo presidente estadual da sigla, Giovani Cherini, que fala em candidatura inovadora. Ambos estiveram juntos no dia 29, na convenção do liberal.
Bico na música
Mais uma da visita do governador Eduardo Leite (PSDB) a Novo Hamburgo esta semana, quando participou de reunião-almoço do Sindilojas. Ao comentar sobre a recepção, com música do deputado estadual Issur Koch (PP), brincou que o parlamentar estava ‘fazendo um bico’, e que ele poderia também estar no palco, caso tivesse levado junto o seu pandeiro.
Será que leva?
As últimas palavras de Leite no evento do Sindilojas foram direcionadas à prefeita Fátima Daudt (MDB), que não participou da reunião-almoço porque está em viagem. Olhou para o vice Márcio Lüders (PSDB) e pediu que transmitisse um abraço. E agora? Afinal, a relação da prefeita com os tucanos, próximos do deputado Lucas Redecker, não é das melhores.
Reverência aos…
…motoristas que ainda respeitam as faixas de pedestres, ou faixa de segurança. Aqueles que param quando um pedestre faz sinal de atravessar uma rua. Mas olha que são poucos. Cada vez menos condutores são solidários. Reflexo da falta de campanhas para trânsito seguro.