O golpe acontece através de visitas agendadas por Whatsapp.
Uma tentativa de golpe está ocorrendo por meio de contato telefônico e Whatsapp contra proprietários de estabelecimentos em São Leopoldo. Os golpistas se passam por agentes da Vigilância em Saúde do município para realizar visitas e cobranças à empresas. Ao entrar em contato, o farsante diz ser coordenador da Vigilância, argumentando que realiza agendamento de visitas para inspeções e cobrando valores indevidos dos responsáveis pelas empresas.
Para manter a população alerta, a Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde (Semsad) de São Leopoldo emitiu nesta quinta-feira, dia 24, um alerta aos proprietários de estabelecimentos sobre as tentativas de golpes: “A vigilância sanitária não faz contato via Whatsapp e raramente por telefone. As comunicações oficiais são realizadas por e-mail. Se o contribuinte receber um fiscal em seu estabelecimento, deve observar se estão em carro oficial identificado e se estão com identificação funcional e uniforme da vigilância”
“Na dúvida, o cidadão pode fazer contato com a Vigilância em Saúde, chamar a Guarda Municipal ou mesmo a polícia”, reforça o coordenador da Vigilância em Saúde, André Ellwanger.
O proprietário que for abordado dessa maneira deve registrar boletim de ocorrência e entrar em contato com a vigilância, através do e-mail [email protected].