Representantes da OAB Novo Hamburgo discutem o golpe do falso advogado e estratégias para enfrentar crimes virtuais que se multiplicam na região, especialmente contra idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade.
Um alerta importante foi lançado à comunidade do Vale do Sinos durante o programa Estação Hamburgo, da Vale TV: está em curso uma onda de golpes envolvendo falsos advogados, que têm lesado milhares de pessoas com promessas de liberação de valores judiciais inexistentes. A gravidade do tema mobilizou a bancada da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção Novo Hamburgo, que participou do programa para informar, orientar e convocar a população à denúncia.
A presidente da OAB-NH, Dra. Juliana Martins, acompanhada do secretário-geral adjunto Dr. Frederico Costa De Boni e da secretária geral Dra. Fernanda Passini, trouxe à tona detalhes do golpe, que tem vitimado, principalmente, idosos e pessoas com menor grau de instrução. A prática é conhecida: criminosos se passam por advogados ou escritórios de advocacia, usando dados e até fotos reais, para induzir vítimas a fazerem depósitos em troca de valores judiciais supostamente liberados.
Clique na imagem abaixo para assistir ao Estação Hamburgo na íntegra, no canal da Vale TV no YouTube:
Um golpe cada vez mais sofisticado
“O golpe do falso advogado é articulado, usa informações públicas do sistema judiciário, nomes de advogados e clientes, clona imagens, simula documentos e se apoia no imediatismo emocional para enganar”, alertou a Dra. Fernanda. Segundo ela, as vítimas são convencidas de que têm valores a receber e que devem repassar dados bancários ou realizar depósitos para destravar a liberação.
Dr. Frederico enfatizou que, na maioria dos casos, esses golpes não são denunciados, o que dificulta o rastreamento e combate. “O crime cresce com a impunidade e a subnotificação. As pessoas se sentem envergonhadas ou acham que não adianta denunciar. Mas precisamos mudar essa mentalidade”, destacou.
Como o golpe do falso advogado acontece
De acordo com os representantes da OAB, os criminosos se utilizam para diferentes golpes de dois perfis: o “laranja”, que tem seus dados usados sem saber, e o “testa de ferro”, que empresta conscientemente o nome para movimentações ilegais. As fraudes mais comuns envolvem a criação de novos números de WhatsApp de escritórios, o uso de fotos de advogados reais e a criação de falsas promessas sobre processos judiciais.
No caso do golpe do falso advogado, “Eles pedem depósito imediato e criam um clima de urgência para confundir e pressionar a vítima. Usam frases como ‘é agora ou perde o prazo’, ‘é a última chance’, sempre tentando forçar uma decisão precipitada”, exemplificou a Dra. Juliana.
O que fazer se cair no golpe?
A principal orientação da OAB é que, caso a pessoa perceba que caiu no golpe do falso advogado, deve agir imediatamente:
-
Contatar o banco solicitando o bloqueio da transferência via Mecanismo Especial de Devolução (MED);
-
Registrar boletim de ocorrência, preferencialmente pela Delegacia Online;
-
Enviar prints e dados do golpista (número de contato, conta bancária usada) para auxiliar as investigações;
-
Informar o advogado real ou o escritório de advocacia envolvido.
A OAB-RS também criou um canal direto com o Departamento Estadual de Repressão aos Crimes Cibernéticos, exclusivo para advogados denunciarem fraudes envolvendo seus nomes.
Prevenção e informação como aliadas
O trio da OAB reforçou que a melhor forma de se proteger é manter contato direto e frequente com o advogado, desconfiar de qualquer contato fora do padrão, checar informações no Cadastro Nacional dos Advogados (CNA) e nunca enviar dados pessoais ou bancários sem confirmação direta. “O dinheiro judicial não tem urgência imediata. Se alguém disser que você precisa agir agora ou vai perder, desconfie”, alertou a Dra. Fernanda.
Outra dica: fazer chamadas de vídeo com o suposto advogado. Golpistas, normalmente, evitam esse tipo de contato.
Educação, cidadania e projetos sociais
O programa também abordou outras ações sociais da OAB-NH, como o projeto OAB Vai à Escola, que agora capacita educadores para discutir temas como violência de gênero, cidadania e direitos. Além disso, a presidente destacou a importância dos Grupos Reflexivos de Gênero, que têm ajudado a reduzir a reincidência de agressores domésticos a zero em Novo Hamburgo, segundo dados locais.
A Dra. Juliana ainda anunciou que a OAB-NH participará ativamente da Cidade da Advocacia, entre os dias 5 e 9 de agosto, no Cais do Porto, em Porto Alegre, com transporte gratuito para advogados da região.
Um apelo à denúncia e à confiança nas instituições
O apresentador Rodrigo Steffen, que conduziu a entrevista, reforçou a importância de denunciar mesmo quando não há retorno imediato. “Só com estatísticas reais poderemos exigir políticas públicas e ações efetivas de segurança. Mesmo que pareça inócuo, não é. E às vezes sua denúncia contribui com uma operação maior que você nem imagina”, afirmou.
A OAB Novo Hamburgo segue à disposição da comunidade com orientações, palestras e atendimento institucional. “Nossa missão é proteger a advocacia e a sociedade”, concluiu Dra. Juliana.
LEIA TAMBÉM: Prefeitura e OAB iniciam ciclo de capacitação sobre licitações
Debate realizado no dia 31 de julho de 2025 no programa Estação Hamburgo, apresentado por Rodrigo Steffen.