O Vale – Qual seu sentimento e expectativa para assumir novamente a prefeitura de Campo Bom após mais de uma década? Quais desafios espera enfrentar na nova gestão?
Giovani Feltes – Assumir novamente a prefeitura de Campo Bom é motivo de grande orgulho e responsabilidade. Volto com a mesma motivação de servir à comunidade, mas agora com ainda mais experiência e visão das transformações que precisamos implementar.
Campo Bom é uma cidade que demonstra ter obtido conquistas importantes nos últimos anos, em diversas áreas – educação, saúde, infraestrutura, cultura. Mas o que ainda precisa ser feito para melhorar a qualidade de vida do cidadão?
Campo Bom tem muito do que se orgulhar, mas sempre há espaço para avançar. Precisamos investir ainda mais na ampliação dos serviços de saúde, principalmente no atendimento especializado. Na educação, queremos reforçar as políticas de inclusão e ampliar o acesso às tecnologias educacionais. Além disso, fortaleceremos programas de geração de emprego e renda, com foco no desenvolvimento econômico da nossa cidade.
O senhor pretende dar uma atenção especial ao Hospital Lauro Reus? É possível melhorar as condições de infraestrutura e o atendimento da casa de saúde?
Sim, o Hospital Lauro Reus será uma prioridade em nossa gestão. Sabemos da importância dessa instituição para a nossa comunidade e dos desafios que ela enfrenta. Com as obras entregues ano passado pelo prefeito Luciano [Orsi], de melhorias e da nova urgência e emergência, iremos ampliar o corpo clínico e trabalharemos para qualificar os serviços oferecidos, com foco na humanização e na eficiência, para que cada cidadão receba o cuidado que merece.
Via de regra, os municípios gaúchos têm sido impactados pela queda de arrecadação, situação agravada pelas enchentes de maio. Como se encontra a situação do Tesouro Municipal?
A situação do Tesouro Municipal reflete os desafios enfrentados em todo o Estado, mas estamos comprometidos em trabalhar com responsabilidade fiscal. Pretendemos fortalecer o diálogo com empresários e comerciantes locais para estimular a economia e ampliar a base de arrecadação. Também investiremos em projetos que atraiam novas empresas e gerem empregos, promovendo o desenvolvimento sustentável. Além disso, vamos buscar recursos estaduais e federais, bem como parcerias público-privadas, para viabilizar investimentos importantes sem comprometer as finanças municipais.
Campo Bom tem se notabilizado pelos índices positivos em educação. Que ações o senhor pretende desenvolver para melhorar ainda mais os índices locais de ensino?
Estamos orgulhosos dessa conquista, mas sabemos que o trabalho deve continuar. Vamos investir na formação continuada dos professores, na ampliação do acesso a recursos tecnológicos nas escolas e na oferta de atividades de contraturno escolar. Nosso objetivo é garantir que cada aluno tenha as ferramentas necessárias para aprender e crescer. Além disso, daremos atenção especial à inclusão, para que todas as crianças, independentemente de suas condições, tenham acesso a uma educação de excelência.