A Killing S.A. Tintas e Adesivos, de Novo Hamburgo (RS), realizou um treinamento integrado nesta terça-feira (05), com a realização de sua primeira simulação de emergência química e contará com a participação local da Brigada Militar, do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil, da Guarda Municipal e do Samu. Desde as 8 horas de terça-feira (05), cerca de 350 funcionários da Killing participaram dessa ação, que integra a programação da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) 2022 da Killing. Intitulada Viva com Saúde Trabalhe com Segurança, a Sipat ocorre de 4 a 8 de julho, nas dependências da matriz.
Vizinhos da indústria foram informados, antecipadamente, sobre a realização desse simulado, em que uma sirene será ecoou pelas dependências da Killing e todos os funcionários evacuaram as instalações da fábrica. Na ocasião, os órgãos competentes da segurança pública de Novo Hamburgo foram acionados para o simulado, que ocorreu até às 8h30.
De acordo com o diretor-presidente da Killing, a indústria química é obrigada a manter uma brigada de incêndio em casos de sinistros e também de fornecer treinamento a seus colaboradores no caso de vazamento ou incêndio. “Temos a preocupação de não apenas garantir a segurança de nossos colaboradores, como a de nossa sociedade em seu entorno, a partir do momento em que lidamos com produtos químicos em nossas dependências. Nossa responsabilidade ultrapassa os muros da empresa, pois temos a consciência de que fazemos parte da mesma história. Se ocorre um sinistro em nossa empresa e, se ele não for grave, mesmo assim, cada um de nós perdemos um pouco, não apenas a fábrica. E cada vida importa”, frisa o presidente Milton Killing. A empresa possui brigadistas internos que executam treinamentos internos e, em conjunto também, com Bombeiros e empresas especializadas em Segurança do Trabalho e acidentes de grandes proporções. “Esse movimento, de estarmos junto com os órgãos de segurança pública de Novo Hamburgo nesse simulado, é muito importante e será um grande aprendizado para todos”, destaca o gestor.
O teste começou as 8h. As 8h11, o Corpo de Bombeiros já estava no local, bem como ambulâncias. A ação encenou um vazamento de um líquido proposital, para a mais rápida evacuação.
Imagens: Graziela Branco