Polícia Federal realizou 12 mandatos de busca e apreensão. Investigação indica que desvio de recursos chegou a um milhão de reais.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
A Prefeitura de Estância Velha não tem influência sobre o Programa de Subsídio à Habitação de Interesse Social – PSH. O pronunciamento foi feito pelo prefeito da cidade, Waldir Dilkin (PSDB).
A Polícia Federal – PF, cumpriu nesta quinta-feira, dia 28, 12 mandatos de busca e apreensão a procura de sinais de aproveitamento de recursos federais por candidatos em Estância Velha. A investigação teve início assim que eleitores alegaram ter recebido promessas sobre as casas construídas por meio do PSH.
As investigações da PF mostram que oito pessoas – sendo que cinco trabalham na administração pública da cidade – estão sendo investigadas por suspeita de corrupção eleitoral. Elas teriam feito uso dos recursos federais do Programa para a compra de votos em 2012. A verificação do material “resultou na obtenção de farto conjunto de material para constituir provas sobre os crimes investigados”, revela o delegado federal Sandro Caron,
Para que o esquema de compra de votos fosse bem sucedido, cogita-se a hipótese da prática de formação de quadrilha, sequestro, lesão corporal e tentativas de homicídios. As práticas teriam servido para intimidar testemunhas que denunciam o esquema por se sentirem prejudicadas, relata o titular do inquérito, delegado federal Rafael França.
Atuais apurações indicam que um milhão de reais circulou por uma conta particular e foi transferido para uma loja de material de construção de Novo Hamburgo. Neste caso, não houve a existência de procedimento licitatório.
Waldir Dilkin informou que o projeto pede que o governo federal deposite oito mil reais, o governo gaúcho, três mil, e a prefeitura, R$ 1,5 mil. A prefeitura encaminhou R$ 225 mil para a cooperativa para construir 147 casas, o que fora feito, afirma prefeito. Ele também disse que o lugar em que o material foi comprado não diz respeito ao poder público.
Informações de Correio do Povo