A partir da última semana de fevereiro, a Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH) assumirá a gestão de cinco unidades de saúde do município. A mudança ocorre após a Prefeitura romper o contrato com a empresa Solução em Gestão, que era responsável pelos serviços até então.
A decisão visa gerar uma economia de mais de R$ 2 milhões aos cofres públicos, com o objetivo de investir mais recursos na atenção básica à saúde. As unidades afetadas são a Unidade de Saúde da Família (USF) Operário, USF Palmeira, USF Mundo Novo, USF Rondônia 2 e USF Petrópolis.
LEIA TAMBÉM: Suspeita de envenenar farinha de bolo é encontrada morta em penitenciária
Conforme a secretária de Saúde, Betina Espindula, a população pode ficar tranquila, pois não haverá mudança de vínculo no atendimento médico. “Os médicos e os agentes de saúde permanecerão os mesmos, pois os médicos são do programa Mais Médicos e os agentes de saúde já são contratados pela Fundação”, esclarece.
Com a contratação da FSNH, que é uma organização sem fins lucrativos, a economia mensal será de R$ 200 mil, valor que será reinvestido nos serviços de saúde. “Para que a atenção primária seja cada vez mais integral e responda às necessidades da nossa comunidade, que nesse momento são muitas`”, complementa Betina.
Segundo a diretora-presidente da FSNH, Vânia Horbach, a instituição já trabalha para compor as equipes que prestarão o atendimento. “Sempre prezando pela qualidade do atendimento ofertado à população”, disse.
LEIA TAMBÉM: Segunda rodada do Interbairros 2025 começa neste sábado