Na última quarta-feira, 17, a Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Tecnologia de São Leopoldo (ACIST-SL) reuniu seus associados, autoridades locais e a imprensa para a posse das diretorias Executiva e Ampliada, do Conselho Fiscal e dos coordenadores dos Núcleos do Programa Empreender. O evento marcou o início da gestão para o período de 2024 a 2025, liderada por Daniel Klafke, que sucede a presidência ocupada por Felipe Feldmann.
A mesa solene, composta por Daniel Klafke, Felipe Feldmann, Jaqueline Hoffler, diretora do Foro de São Leopoldo, Siegfried Koelln, presidente do conselho consultivo da ACIST-SL, Juliano Maciel, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico, e Rodrigo Souza da Costa, presidente da Federasul, destacou a importância do associativismo, da inovação e do desenvolvimento econômico para a região.
Daniel Klafke, em seu discurso de posse, expressou sua gratidão pela confiança depositada em sua liderança e afirmou seu compromisso em manter a qualidade da gestão de seus antecessores, visando o aumento e a agregação de valor para os associados. Destacou também a relevância do associativismo e da cooperação entre as empresas para a construção de uma comunidade empresarial robusta e resiliente.
O novo presidente da ACIST-SL ressaltou o papel crucial da tecnologia, indicando que as ações junto ao ambiente de inovação localizado junto ao Parque Tecnológico serão continuadas e ampliadas. Klafke enfatizou a importância de promover a conexão entre empresas locais e o Parque Tecnológico, estimulando projetos de desenvolvimento em parceria.
Além disso, Klafke abordou temas relevantes para 2024, como as eleições municipais e os 200 anos da Imigração Alemã no Brasil. Sobre as eleições, destacou que, embora a ACIST-SL não possa ter posicionamento partidário, apoia valores como liberdade econômica e desburocratização. Quanto à Imigração Alemã, salientou a importância de transmitir às novas gerações o legado de coragem, ousadia e trabalho duro dessas pessoas, relacionando esses valores à mentalidade empreendedora e à geração de prosperidade.
Felipe Feldmann, que passa a presidir o Conselho Deliberativo, refletiu sobre sua intensa experiência à frente da ACIST-SL nos últimos anos, descrevendo-a como um “MBA de vida”. Destacou seu envolvimento na gestão anterior, seu papel no Comitê contra o Covid e a importância de eventos marcantes, como a recepção do vice-presidente da República, Hamilton Mourão.
Diversas autoridades participaram da cerimônia, incluindo ex-presidentes da ACIST-SL, representantes do Poder Judiciário, do poder público, e membros de entidades e associações locais. Rodrigo Sousa Costa, presidente da Federasul, ressaltou o compromisso da ACIST-SL com demandas estaduais e convidou a entidade a planejar seu papel no futuro até 2035.
A cerimônia também foi marcada pela homenagem a Felipe Feldmann, que recebeu um arquivo digital com o acervo das publicações sobre a ACIST-SL feitas pelos veículos de comunicação da região, além de ter sua fotografia inserida na Galeria dos Ex-presidentes.
Nominata da Gestão 2024/2025:
Presidente
Daniel Klafke (W3K Tecnologia)
Vice-presidente – Administrativa
Mariana Cardoso (Oportune Contabilidade)
Vice-presidente – Financeiro
Filipe Schuck (Schuck Escritório Contábil)
Vice-presidente – Comércio
Daniel Egewarth (Tempero de Casa/Egewarth Contabilidade)
Vice-presidente – Indústria
Carlos Reis (CCV industrial)
Vice-presidente – Serviços
Rita Geremia Pavoni (Rita Pavoni Advogados Associados)
Vice-presidente – Tecnologia
Oldemar Brahm (Digistar)
Conselho Fiscal:
Luiz Calgaroto (Calau Contabilidade)
Roberta Wobeto (Exatta Contabilidade)
Eliziane Fogliato (Fogliatto Contabilidade)
Roselena Knach (Rose Contabilidade)
Lourdes Tonini (Tonini Consultoria Contábil)
Fábio Faistauer (FKL Máquinas Hidráulicas)