Atividade reforça importância do aleitamento materno para a saúde do bebê
Doze gestantes, algumas à espera do primeiro filho, participaram nesta terça-feira (26) de um encontro especial sobre os benefícios da amamentação e cuidados com os bebês, realizado na Unidade de Saúde da Família (USF) Guarani. A ação, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), faz parte da campanha Agosto Dourado, que incentiva o aleitamento materno.
Orientações para uma amamentação saudável
O encontro foi conduzido pela enfermeira de Família e Comunidade Patrícia Ana Muller e pela agente comunitária Zuleika Niche, que apresentaram orientações sobre a Hora Ouro (primeira hora após o parto), amamentação ainda na maternidade e cuidados durante a apojadura e os meses seguintes.“Esse apoio é essencial para garantir o desenvolvimento adequado da criança, fortalecendo sua saúde e garantindo o crescimento saudável”, destacou Patrícia.
Entre as recomendações apresentadas, estão:
-
Posicionar o bebê corretamente, para favorecer a sucção;
-
Evitar que o nariz encoste na mama, permitindo respiração livre;
-
Observar a pega correta, com lábios para fora e bochechas movimentando-se durante a sucção.
A enfermeira também reforçou que o leite materno é suficiente até os dois anos de idade, contribuindo para o fortalecimento do sistema imunológico e prevenindo doenças crônicas no futuro.
Depoimento de gestante
Grávida de oito meses, Deise da Rosa, de 31 anos, participou do encontro e elogiou a iniciativa.“O encontro não só ajuda as mães de primeira viagem, mas também aquelas que já têm filhos, pois oferece informações valiosas sobre amamentação, como a pega correta e os benefícios do contato próximo com o bebê”.
Ao final, as participantes receberam brindes e certificados.
Dia D da Saúde será no sábado
No próximo sábado (30), ocorre o Dia D da Saúde, com atendimento em todas as unidades de saúde e na Casa de Vacina (exceto USF São Jorge), das 8h às 13h. A programação inclui:
-
Vacinação;
-
Testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C;
-
Coleta de citopatológico do colo uterino;
-
Exame clínico das mamas e encaminhamento para mamografia;
-
Avaliação multidimensional da pessoa idosa;
-
Atendimento nutricional;
-
Acompanhamento do Bolsa Família;
-
Consulta pré-natal do parceiro.
Para gestantes, haverá ações específicas nas unidades USF Petrópolis, USF Roselândia, USF Rondônia I, UBS Santo Afonso, USF Mundo Novo e UBS Kunz.
LEIA TAMBÉM: