Evento em Gramado reúne marcas, esportes adaptados, debates internacionais e impulsiona mercado voltado à população com mais de 50 anos
A Geronto Fair 2025, única feira do Sul do Brasil voltada à economia prateada, teve início na quarta-feira, 3 de setembro, no Centro de Eventos Serra Park, em Gramado (RS). O evento, que segue até sexta-feira, 5, busca fortalecer setores como saúde, turismo, moradia, moda e entretenimento — todos impulsionados pelo protagonismo crescente da população com 50 anos ou mais.
Feira como hub de negócios e conhecimento
Com a participação de 40 marcas, dois auditórios, seis programas simultâneos, mais de 100 palestrantes e 60 horas de conteúdo, a feira se consolida como um hub de conexões entre empresas, instituições, lideranças políticas e sociedade. A expectativa é de receber até 3 mil visitantes nos três dias de atividades.
Perfil da população sênior no Brasil e no RS
Dados do SeniorLab apontam que o Brasil possui 60,7 milhões de pessoas com 50 anos ou mais, o que corresponde a 28% da população. No Rio Grande do Sul, essa faixa etária é ainda mais significativa: 34% da população, ou cerca de 3,4 milhões de pessoas.
Abertura e visão estratégica
Na abertura, a diretora da Geronto Fair, Roberta Pletsch, destacou o papel ativo dos idosos como consumidores influentes, capazes de movimentar cadeias inteiras da economia. Já o CEO do SeniorLab, Martin Henkel, ressaltou a mudança no comportamento da população sênior, que agora planeja o futuro com autonomia e exige mais qualidade e inovação em produtos e serviços.
Pickleball como exemplo de bem-estar
Uma das atrações inovadoras da feira foi a instalação de uma quadra de pickleball, esporte de baixo impacto que combina elementos do tênis e do tênis de mesa, ideal para idosos. Em Gramado, uma senhora de 70 anos que antes era sedentária chegou a disputar um campeonato e conquistou uma medalha, emocionando-se com a experiência. Atualmente, o projeto de pickleball já conta com mais de 140 atletas, em sua maioria com mais de 50 anos.
Debates internacionais sobre o cuidado ao idoso
A programação também incluiu o Conacare Internacional 2025, com debates sobre o direito ao cuidado de pessoas idosas e participação de representantes do Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e Colômbia.
Tendências, residenciais e marketing para o público 60+
A economista Patrícia Palermo, do Sistema Fecomércio-RS/SESC/Senac e IFEP, apresentou as principais tendências econômicas da economia prateada. Já o Senior Living Meeting trouxe discussões sobre residenciais de alto padrão para idosos, com a participação do especialista Caio Calfat, que abordou o planejamento e a viabilidade desses empreendimentos.

LEIA TAMBÉM: