Horário de verão que é adotado para evitar aumento de tarifa nas contas de energia elétrica, termina a meia noite deste sábado
Quando marcar meia noite de sábado, 14, os relógios das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País deverão ser atrasados em uma hora. O horário de verão 2008 que teve início em19 de outubro, de 2009, termina no próximo sábado dia 14, de acordo com o Ministério de Minas e Energia.
O principal objetivo do Horário de Verão é a redução da demanda máxima do Sistema Interligado Nacional durante o horário de maior consumo, das 19h às 22h. A aplicação do horário de verão na área de concessão da AES Sul, que atende 118 municípios, apresentou uma redução de 4,6% na demanda, com economia de 63 MW (megawatts), equivalentes ao consumo instantâneo de um município como São Leopoldo, com 208 mil habitantes.
Já o impacto verificado no consumo mensal de energia elétrica foi de 0,5%, representando uma economia de 3.500 MWh (megawatt/hora), que equivale ao consumo mensal de um município como Bom Princípio na região do Vale do Caí, com 10.600 habitantes ou Quaraí, na região da Fronteira, com 22.500 habitantes.
Para o consumidor, os benefícios aparecem nos aumentos evitados de tarifa, decorrentes de investimentos postergados para atender acréscimo de demanda na hora de ponta e através de economia com dispêndio de combustíveis na geração térmica para garantia da confiabilidade em determinadas áreas.