Acidente na refinaria ocorreu na última sexta-feira, 20
O transbordamento ocorrido na última sexta-feira, 20, no sistema de tratamento de efluentes líquidos da Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), em Canoas, já está controlado.
Mesmo assim o Serviço de Emergência Ambiental (Seamb) da Fundação Estadual de Proteção ao Meio Ambiente (Fepam) mantém barreiras de contenção no Arroio Sapucaia, que recebe as águas do Arroio Guajuviras e localiza-se nas proximidades da refinaria.
A manutenção do equipamento é necessária porque ainda não foi detectada a origem do problema que causou o vazamento de mistura de diversos resíduos do processo de refino de petróleo no Arroio Guajuviras, que corta a Refap, deságua no arroio Sapucaia e posteriormente no rio dos Sinos.
O químico Mauro Moura e o engenheiro químico Vilson Trava Dutra, da Fepam, esclarecem que o transbordamento de resíduos oleosos ocorreu na tubulação que leva o produto até uma estação de tratamento de efluentes localizada na Refap. Na última sexta-feira, o líquido atingiu primeiramente um cano de esgoto pluvial, por onde escorreu até o Arroio Guajuviras.
Em primeiro de novembro de 2007 ocorreu acidente semelhante, sendo a refinaria autuada em R$ 37.778,00 no dia 21 de novembro do mesmo ano. O processo ainda está em fase de recurso. A empresa deverá ser autuada novamente pela Fepam.
Leia também: