Dia dos Namorados comemorado em todo o mundo em 14 de fevereiro começa a ganhar força entre os brasileiros.
O que você diria se fosse questionado sobre a data do Dia dos Namorados ? Errou quem pensou logo em 12 de junho. Esse é o dia que os brasileiros adotaram para celebrar o amor entre casais. No mundo todo, entretanto, São Valentin comanda a festa em 14 de fevereiro. O Valentine's Day é o momento em que as pessoas demonstram o carinho ao próximo oferecendo presentes.
No Brasil, a sociedade começa a se dar conta da importância do evento. Pelo menos é o que considera o comerciante Ricardo Model. Proprietário da Floricultura Rio Branco, em Novo Hamburgo, ele aposta em aumento de 30% nas vendas neste sábado. “Ultimamente temos divulgado mais essa data e vem dando resultado. O principal aliado é a mídia, que tem feito campanhas”, explica. Nos últimos seis anos as vendas de presentes cresceram 15% na floricultura. Números ainda insignificantes em relação ao Dia dos Namorados, quando o incremento chega a 1000%, segundo Model.
Organização Não Governamental dos Estados Unidos estima que aproximadamente um bilhão de “Valentine's” – nome das tradicionais lembranças – circulam anualmente em todo o mundo, tornando a data a segunda maior em envio de cartões. Perde apenas para o Natal. A associação estima que nos Estados Unidos os homens gastam em média duas vezes mais do que as mulheres com os presentes. Ricardo Model conta que a maioria dos seus clientes não descobriu a data no Brasil. “São pessoas que estiveram no exterior ou têm parentes morado fora.”
Origem
O feriado de São Valentin provavelmente origina-se da festa romana antiga de Lupercalia. Ninguém sabe exatamente quem foi o Santo Valentine. De fato, os registros da igreja mostram o mesmo Santo Valentine nomeado por dois povos. Ambos foram jogados na cadeia. No ano 496, o Papa Celasius decidiu adotar 14 de fevereiro para honrar a memória de Valentine (não se sabe ao certo qual dos dois, ou se os dois).
O feriado caiu no dia anterior ao festival romano de Lupercalia, em honra do deus Lupercus que protegia as colheitas contra os lobos. Talvez de caso pensado para se ter uma festa cristã em contraponto ao festival pagão.O festival de Lupercalia era comemorado em 15 de fevereiro. Com o passar dos anos, o Valentine's Day e o festival foram unidos em um único feriado e transformaram-se em um momento especial para se comemorar o amor e a afeição.