Anúncio foi feito no Congresso Mundial de Telefonia Móvel, em Barcelona
A indústria de telefonia celular tem planos de lançar um carregador universal e energeticamente mais eficiente, reduzindo o impacto ambiental. O anúncio foi feito no Congresso Mundial de Telefonia Móvel (MWC 2009), que se realiza até esta quinta-feira, em Barcelona. A previsão dos fabricantes é que até 2012 a maioria dos celulares tenham a tecnologia.
Segundo o jornal inglês The Guardian, isso não só significa que os usuários de telefone não precisarão se preocupar em portar seu carregador, mas também que o gasto de energia com a recarga será 50% menor quando desligado.
O pacto pelo carregador universal foi firmado entre cinco operadoras britânicas, incluindo grande parte dos fabricantes de celulares no mundo. Trata-se de um carregador via micro-USB que deve aparecer no final de 2009.
Conforme o Guardian, o carregador universal é uma resposta aos ataques que a indústria tem sofrido da parte de ambientalistas. A reação às críticas não se resume ao carregador. Aparelhos de materiais recicláveis e até recarregados por energia solar apareceram este ano em diferentes eventos.
Uma das novidades é o Blue Earth, da Samsung, com um painel solar na parte de trás que pode carregar o telefone. O aparelho chegará à Grã-Bretanha na segunda metade do ano. O aparelho também inclui um sistema que permite ao usuário saber quanto CO2 o usuário “economizou” por caminhar em vez de utilizar transporte motorizado.