Mostra fica aberta até 29 de agosto com entrada gratuita.
A Galeria Municipal de Arte Liana Brandão recebe a exposição “Memórias Sedimentadas: barro sobre escombros”, do artista visual Feu Cardoso. A abertura ocorreu no dia 13, e a visitação segue até 29 de agosto. O espaço, vinculado à Secretaria Municipal de Cultura e Relações Internacionais de São Leopoldo (Secult), funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 14h30, com entrada gratuita.
Obras feitas com lama e fragmentos da destruição
A mostra reúne 21 pinturas que retratam os sobreviventes da inundação de maio de 2024 no Rio Grande do Sul. As peças foram elaboradas sobre fragmentos de móveis retirados das áreas atingidas, utilizando a lama para a construção das imagens. Segundo Feu Cardoso, o processo ocorreu entre junho e setembro de 2024, período em que foram feitas entrevistas, fotografias de referência, coleta de materiais e a preparação da tinta com a lama.
Um tributo à condição humana
“Este projeto não é apenas um tributo aos que sofreram, mas um manifesto sobre a condição humana, uma forma de preservar e lembrar histórias que merecem ser contadas”, afirma o artista na apresentação da mostra.
Quem é Feu Cardoso
Feu Cardoso é arquiteto e urbanista por formação, com atuação voltada às artes visuais, especialmente à pintura. Seu trabalho busca revelar a essência subjetiva dos indivíduos e aborda temas sociais e sensíveis, como na série Memórias Sedimentadas. O artista também se destaca pelas pinturas realizadas ao vivo, como na abertura do ano letivo de 2025 da rede municipal de ensino de São Leopoldo e na inauguração do auditório Papa Francisco, no campus da Unisinos.
Serviço
Exposição: Memórias Sedimentadas: barro sobre escombros
Data: até 29 de agosto
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 14h30
Local: Galeria de Arte Liana Brandão – Centro Cultural José Pedro Boéssio
Rua Osvaldo Aranha, 934, Centro – São Leopoldo
Entrada gratuita
LEIA TAMBÉM: