A estação mais fria do ano se inicia nesta quarta-feira, 21, e vai até 23 de setembro.
Os meses de inverno no estado do Rio Grande do Sul costumam ser de frio extremo e chuva constante. A estação que se inicia nesta quarta-feira, 21, não deve ser diferente, além de trazer frio e chuva, pode trazer ventos fortes em decorrência do fenômeno El Nino, que vem se formando há meses e deve estar presente no estado durante o mês de julho.
Primeiros dias de inverno
De acordo com a METSUL Meteorologia, na nossa Região Sul, a chuva atingirá os três estados nos próximos dez dias com destaque para o Rio Grande do Sul que pode voltar a ter chuva forte em algumas áreas, uma semana depois de um ciclone ter causado mortes e destruição no estado.
Uma área de baixa precipitação traz chuva neste meio de semana para a maior parte das cidades gaúchas, entretanto, os volumes não devem ser altos. No fim de semana, contudo, os dados começam a indicar a formação de uma frente quente que poderia trazer acumulados localmente altos de precipitação.
El Niño
A MetSul prevê a vinda do El Niño para o Brasil, com ação mais efetiva no nosso estado do Rio Grande do Sul. A previsão é feita com base em oscilações da temperatura e dos ventos nas águas no Oceano Pacífico.
O evento deve acontecer neste segundo semestre do ano aqui na região, a partir de julho, ocasionando fortes chuvas e ventos durante os meses até o início da Primavera.
Fim da estação
O último dia de inverno será em 23 de setembro, dando início à primavera