Temperaturas em baixa fazem aumentar o número de pessoas que busca abrigo no Albergue Municipal
Com a chegada das baixas temperaturas, o número de pessoas que procuram o albergue municipal aumentou cerca de 20%. A Casa de Abrigo para Adultos Bom Pastor possui atualmente 33 hóspedes entre pessoas abandonadas, doentes, com problemas psicossociais e população de rua. Entretanto esse número pode crescer ainda mais.
Segundo a coordenadora da casa Jozane Coleraux, nesse período do ano o abrigo atende entre 10 ou 15 pessoas a mais (normalmente são 27). Ela recorda que já ouve situações em que abrigaram 52 pessoas improvisando camas. Os abrigados recebem quatro refeições diárias e contam com assistência médica, auxílio psicológico e assistência social. O sistema de abrigo prevê estadia de curto e médio prazo.
Em casos de doença a permanência do hóspede pode ser maior, até restabelecer sua saúde. Os moradores da casa devem seguir horários pré-estabelecidos: acordar às 6h e dormir às 22h. Todos ajudam na manutenção da casa, principalmente os que pernoitam há mais tempo. “Eu gosto de fazer serviços domésticos. Ajuda a passar o tempo. É uma forma de agradecer ao serviço oferecido pelo pessoal da casa”, conta um dos moradores, de 36 anos.
O abrigo existe há mais de 20 anos, atendendo um público heterogêneo e o seu funcionamento é garantido pela Prefeitura que fornece alimentos, disponibiliza o serviço das secretarias de Saúde (Semsa) e de Trabalho, Cidadania e Assistência Social (Stcas). O abrigo fica em uma casa ampla e de fácil localização na rua General Osório, 192, bairro Hamburgo Velho.
Para solicitar o atendimento da casa é preciso ligar para a Guarda Municipal (fone 153), ou para a Brigada Militar (190), e informar o local onde se encontra a pessoa que necessita de remoção, que só é encaminhada à Casa se concordar.
O único caso em que o procedimento é diferenciado é quando o usuário está embriagado. “Antes de virem para casa eles são encaminhados pela Guarda ou Brigada para o hospital para serem desintoxicados”, salienta. O albergue além de ser a moradia dessas pessoas é o local onde eles fazem amigos.