Frente fria avança entre sexta e sábado e pode provocar chuva e temporais isolados
De acordo com a MetSul Meteorologia, uma frente fria começa a atuar no Sul do Brasil entre sexta-feira e sábado e deve colocar fim à sequência de dias com temperaturas muito altas. A chegada do sistema trará aumento de nuvens e áreas de instabilidade, com previsão de chuva em diferentes pontos da região.
Nos últimos dias, o tempo seguiu quente e abafado, com marcas acima dos 35 °C em várias cidades. Em áreas do interior do Rio Grande do Sul, os termômetros chegaram perto dos 40 °C, resultado da atuação de uma massa de ar quente e úmida.
Como a frente fria deve atuar nos estados do Sul
A frente fria deve ingressar inicialmente pelo Sul do Rio Grande do Sul e pela fronteira com o Uruguai. Com isso, o calor perde força gradualmente e há previsão de chuva, que pode ser moderada a forte em alguns momentos.
Durante a tarde e a noite, a instabilidade aumenta no Rio Grande do Sul e avança também para Santa Catarina e Paraná. As áreas de chuva não devem atingir todas as cidades da mesma forma, mas há possibilidade de pancadas localmente intensas.
No sábado, o sistema se desloca em direção ao litoral de Santa Catarina. Em parte das cidades, a chuva pode ocorrer pela manhã, mas a maior chance de temporais segue concentrada entre a tarde e a noite.
Risco de temporais com a frente fria
A previsão indica chuva mal distribuída, com volumes mais elevados em curtos períodos em algumas localidades. Esse cenário pode provocar alagamentos pontuais, especialmente em áreas urbanas.
Também há possibilidade de rajadas de vento mais fortes e queda de granizo em pontos isolados, devido ao contraste entre o ar quente e a instabilidade associada à frente fria.
Mesmo com a mudança no tempo, não é esperada queda acentuada de temperatura. O sistema deve apenas aliviar o calor dos últimos dias, sem provocar frio intenso. Para o início da próxima semana, a tendência é de novo aumento das temperaturas, com manutenção do padrão de calor e pancadas de chuva típicas do verão.
LEIA TAMBÉM: Prazo para empresas participarem da FIMEC é prorrogado em Estância Velha
