Mudança agora é na Cultura de Novo Hamburgo, com a saída de Frederico Momberger Neto
Em reunião na noite desta segunda-feira, ficou definida a saída do secretário municipal de Cultura, Frederico Momberger Neto, que estava no cargo desde o início da gestão de Jair Foscarini.
A demissão de Momberger teria sido definida em encontro que contou com a presença do próprio prefeito e teria sido motivada por um longo desgaste na área cultural. Apesar de ter sido resolvida em acordo entre as partes, haveria uma “desafinação” entre Jair e seu secretário.
A própria secretaria estaria sob permanente ameaça de extinção. A área de Turismo, anteriormente vinculada a ela, agora está sob a tutela da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços. No entanto, o próprio Momberger disse, em entrevista ao portal novohamburgo.org, que acredita na manutenção da pasta.
A atual diretora de Cultura, Helenise Juchem, que está no cargo há cerca de um mês, em substituição ao músico Fernando Marco, foi confirmada como a secretaria interina até o novo titular ser nomeado.
Frederico Momberger Neto anunciou sua saída na reunião do Conselho Municipal de Cultura e se mostrou chateado com os freqüentes problemas na área cultural da cidade. No mais recente episódio, a administração municipal foi criticada pela falta de uma melhor organização dos eventos culturais.
Momberger disse que, embora tenha se sentido injustiçado no episódio, já que afirmar ter aberto as portas da secretaria e buscado o diálogo, não teria sido este o motivo de sua saída e sim um desgaste que, ao longo da gestão Foscarini, provocou outras mudanças nas diretorias da pasta.